precipitações

Depois da chuva, Santa Maria tem tempo seco até sexta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

A chuva das últimas horas veio para amenizar o calorão de 38ºC e para dar esperança à agricultura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado chegou a 25,2 milímetros em Santa Maria. Já as rajadas de vento chegaram a 62km/h na cidade. Mas, segundo a Defesa Civil, nenhum estrago foi contabilizado. 

O meteorologista e estudante de mestrado em Engenharia Agrícola da UFSM, Anderson Haas Poersch, considera que a chuva, mesmo sem grandes acumulados, foi de extrema importância para as lavouras da região e para a manutenção dos níveis de reservatórios de água.

- Na maioria das plantações, principalmente de soja, estamos saindo de um período vegetativo das plantas e entrando para um período de floração. Durante a floração, as plantas ficam mais expostas a temperaturas extremas, por exemplo. Por isso, qualquer chuva é importante neste momento para ajudar no desenvolvimento. E essa chuva agora veio em um momento ideal. Em relação a poços, rios e outros reservatórios de água, vai ser necessária uma chuva constante e regular para melhorar os níveis, mas, pelo menos, há uma estabilização - destaca Anderson.

VÍDEO: em 2020, Defesa Civil distribuiu mais água no interior do que em três anos anteriores

De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar, deve continuar chovendo em forma de pancadas isoladas nesta terça-feira, mas já a partir de quarta o tempo volta a ficar firme. A instabilidade volta no sábado, quando há previsão de cerca de 20 a 30 milímetros. 

- Depois disso, a chuva só volta na última semana do mês, quando há previsão de maiores volumes. Mas, esse prognóstico ainda pode mudar nos próximos dias. A expectativa é de que os acumulados fiquem abaixo da média, que é de 166 milímetros, durante o mês - afirma a meteorologista.

CHUVA NAS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO

  • São Gabriel - 27,4mm
  • Santa Maria - 25,2mm
  • Caçapava - 23,2mm
  • São Vicente - 20mm
  • Santiago - 15mm
  • Tupanciretã - 7,6mm
  • Cruz Alta - 7,6mm

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de uma tonelada de alimentos é entregue a entidades sociais pelo Mesa Brasil Sesc Anterior

Mais de uma tonelada de alimentos é entregue a entidades sociais pelo Mesa Brasil Sesc

Trecho da Avenida Borges de Medeiros fica bloqueado por 15 dias Próximo

Trecho da Avenida Borges de Medeiros fica bloqueado por 15 dias

Geral